
No momento, não há evidências de que animais de companhia, incluindo animais de estimação, possam espalhar o COVID-19 ou que possam ser uma fonte de infecção.
Não há registros de que qualquer animal, incluindo animais de estimação, gado ou animais selvagens, possa ser uma fonte de infecção por COVID-19 no momento. No entanto, como todos os animais podem carregar germes que podem deixar as pessoas doentes, é sempre uma boa ideia praticar hábitos saudáveis em torno de animais de estimação e outros animais.
- Lave as mãos após manusear animais, alimentos, resíduos ou suprimentos;
- Pratique uma boa higiene dos animais e limpe adequadamente os animais;
- Leve animais de estimação ao veterinário regularmente e converse com seu veterinário se tiver dúvidas sobre a saúde do animal.
Também não existe relato de animais de estimação ou outros animais adoecendo com COVID-19. Mas, estudos são necessários para entender se há esta possibilidade.
Se você está doente com COVID-19 (suspeito ou confirmado), deve restringir o contato com animais de estimação e outros animais, como faria com outras pessoas, é recomendável que pessoas doentes limitem o contato com animais até que mais informações sejam conhecidas sobre o vírus. Isso pode ajudar a garantir que você e seus animais permaneçam saudáveis.
Quando possível, peça a outro membro da sua família que cuide dos seus pets enquanto estiver doente. Evite o contato com ele, isso inclui: acariciar, aconchegar, ser beijado ou lambido e compartilhar alimentos.
Se você precisar cuidar do seu animal de estimação ou ficar perto dele enquanto estiver doente, lave as mãos antes e depois de interagir com ele.
Seja assinante e receba as novidades quentinhas, tudo grátis
