Publicado em Dicas

4 dicas para aumentar a vida útil de seu smartphone

Nos dias atuais, não conseguimos mais viver sem nossos smartphones. Este objeto faz parte do nosso cotidiano, nos ajudando em tarefas simples, como fazer contas e ligações, agenda de contatos e compromissos, pedir serviços essenciais, mandar mensagens para amigos e familiares, enfim, nos habituamos a viver uma vida inteiramente conectados.

No entanto, sabemos quanto os smartphones no dia a dia podem ser frágeis. Seja pela construção em vidro ou até pela falta de cautela, eles podem durar por muito menos tempo do que imaginávamos. Um simples descuido durante o uso, podem nos custar gastos de alto valor com consertos, ou mesmo a perda total do aparelho.

Por isso, existem alguns cuidados primordiais para fazer com que o tempo de vida dos celulares seja maior. Em sua grande maioria, eles são passos práticos e de fácil aplicação, mas isso não minimiza o efeito duradouro no smartphone. É preciso cuidar para não trocar.

Pensando nisso, neste post, você confere as quatro melhores orientações para o seu smartphone permanecer intacto e útil por muito mais tempo. Se você não quer mais perder dinheiro, com consertos sucessivos, basta continuar com a leitura!

1 – Exposição ao sol

Quando você deixa o seu celular ao sol, diversos danos podem ser causados. O primeiro deles é o superaquecimento do smartphone. Quando chega a esse estado, o aparelho pode desligar inesperadamente. Além disso, o excesso de calor pode fazer com que a bateria exploda.

Por fim, com o passar do tempo, o sol pode queimar a tela do seu smartphone lentamente. Então, se possível, sempre o mantenha sob a sombra e em locais frescos. Inclusive, esta dica vale para quem reside em locais quentes e usa habitualmente o celular no bolso por muito tempo.

2 – Contato com líquidos

Este segundo cuidado também vale para aqueles aparelhos à prova d’água. Por mais que esta especificação esteja presente na embalagem, não é apropriado deixar o smartphone submerso por muito tempo. O motivo seria a degradação dos componentes internos.

Se você gosta de mergulhar com o celular em águas salgadas, guarde bem essa dica. O sal do mar faz com que os componentes de ferro se desgastem. Por sua vez, eles são fundamentais para o funcionamento do gadget, como é o caso da memória RAM.

Se você for daqueles que amam tomar banho e deixar o celular por perto, está na hora de parar. Assim como a água líquida, em forma gasosa, ela também pode deteriorar os componentes, diminuindo a vida útil de seu aparelho.

3 – Capa protetora

A terceira dica pode parecer boba para alguns, mas precisa ser reforçada. As famosas capinhas tornaram-se as melhores amigas dos smartphones. Ao colocá-las, você fará com que o aparelho esteja protegido de grande pressão ao cair no chão, o que pode ocasionar trincos na tela ou arranhões na parte frontal e traseira.

O mais legal é que essas capinhas são totalmente personalizáveis, se adequando ao gosto do dono do smartphone. Ou seja: não há desculpas para deixar seu celular sem proteção. Também é importante citar as películas de vidro, que previnem os arranhões na tela.

4 – Distância das crianças

Sabemos o quanto as crianças gostam de mexer no celular, principalmente, para ver vídeos engraçados e jogar. Contudo, também temos conhecimento do quanto elas podem ser distraídas, levando o aparelho para todos os cômodos da casa.

Essa atitude pode fazer com que o tempo de vida do smartphone seja reduzido. O mau manuseio por parte dos pequenos pode resultar em quebra da tela, perda dos auto-falantes, falta de reconhecimento ao ligar o carregador, etc.

Sem falar no risco que eles correm ao entrar em redes sociais, se expondo a pessoas mal intencionadas, vindo causar problemas muito piores que a pane de um celular. Assim, vale a pena se prevenir de tanta dor de cabeça.

Autor:

Graduada em Ciências Econômicas pela UNAMA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UEPA, Servidora da UEPA

Deixe um comentário