
A vida online pode ser complicada. Temos acesso a basicamente todas as informações do mundo, diretamente em nossos bolsos. Mas enquanto isso é sem dúvida a coisa mais incrível que já aconteceu com a humanidade, também é realmente impressionante! Estudos mostraram que há uma ligação clara entre o tempo gasto online e os resultados negativos da saúde mental . E, no entanto, ainda é tão difícil para nós largar nossos telefones!
Uma das razões pelas quais somos tão viciados em nossos telefones é porque muitas das ações que realizamos online desencadeiam uma resposta de dopamina em nossos cérebros. E, como acontece com tantos outros gatilhos de dopamina, queremos mais, mais, mais .
Felizmente, existem maneiras de resistir a esse impulso natural de “mais”. Aqui estão sete sinais de que está na hora de desligar o celular – e como realmente fazê-lo.
1. Você sente sua pressão arterial subindo.
Este está listado primeiro porque pode realmente se aplicar a praticamente todas as outras dicas listadas abaixo. Seja lendo as notícias ou navegando pelas mídias sociais, é hora de desligar o telefone assim que sentir sua pressão arterial começando a aumentar.
Pergunte a si mesmo: que bem essa ação faz para mim? Vai melhorar minha vida? Será que vai tornar o mundo melhor? Se a resposta for “não”, então tudo o que você está fazendo é ficar agitado sem ter onde colocar essa energia. Respire fundo, coloque o telefone virado para baixo e vá embora por um tempo.
2. Você olha para cima e percebe que duas horas se passaram.
Todos nós fomos apanhados em rolagem infinita – foi literalmente para isso que ela foi projetada. Mas percorrer sem pensar um feed de mídia social ou um site de notícias por horas a fio é um sinal de que talvez haja algo mais acontecendo em sua vida que precisa ser abordado. Talvez você precise trabalhar em alguns hobbies ou descobrir algumas atividades de redução de estresse ou até mesmo ler um livro. Prometemos: qualquer um deles fará você se sentir melhor do que rolar o IG.
3. Você está pronto para xingar alguém nas redes sociais.
As pessoas dizem coisas estúpidas online; isso é apenas um fato da vida nos dias de hoje. Mas, na fala do terapeuta, você não pode controlar o que as outras pessoas fazem. Você só pode controlar sua reação a eles. Tenha isso em mente quando você se deparar com uma postagem particularmente notória no Facebook ou um TikTok especialmente ignorante e sentir aquela onda de raiva empurrando você para responder.
Xingar alguém pode tirar um pouco dessa energia a curto prazo, mas a longo prazo contribui para a atmosfera desagradável geral que parece permear todos os cantos da web hoje em dia. É esse um mundo digital em que você quer viver?
4. Você escreveu um e-mail de trabalho com palavras fortes.
Woof, todos nós já estivemos lá. Alguém fez algo realmente estúpido no trabalho e você está bravo . Você digita um e-mail longo e irritado para eles – ou talvez até para o gerente deles.
Mas antes de clicar em enviar, tente salvá-lo em rascunhos. Afaste-se do computador ou deixe o telefone de lado e vá literalmente dar um passeio, se essa for uma opção para você. Apenas se afastar de seus dispositivos e da situação e mover seu corpo pode lhe dar uma nova perspectiva sobre o problema.
5. Você está em uma profunda toca de coelho.
Aqui está a coisa sobre as tocas de coelho da internet: elas são projetadas para chupar você, alimentando você com conteúdo cada vez mais inflamatório e chocante. É assim que empresas como o YouTube ganham dinheiro e mantêm você em seus sites. E esse modelo de negócios levou à radicalização de tantos grupos de pessoas e à disseminação de teorias da conspiração .
Então, se você se encontrar em uma toca de coelho, recue. Comece a usar as habilidades de pensamento crítico que seu grande cérebro possui. Porque seguir o Chapeleiro Maluco não foi bom para Alice e provavelmente não será bom para você também.
6. Seu pescoço/costas/cabeça dói.
Se alguma parte do seu corpo físico doer porque você ficou em uma posição por muito tempo enquanto olhava para uma tela de qualquer tamanho, é hora de se afastar um pouco. A internet ainda estará lá quando você voltar!
7. Você está com ciúmes.
Um bom hábito para adquirir é prestar atenção aos seus sentimentos enquanto você está online. Assim que você começar a sentir uma emoção negativa – como ciúme, raiva ou até tristeza – com base no que está vendo, desligue o telefone. Desligue-o e vá embora. A vida é difícil o suficiente sem aumentar sua miséria consumindo voluntariamente coisas que o incomodam online.
https://blog.avast.com/enoughs-enough-7-signs-to-put-down-your-phone-and-walk-away
